quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Suicídio. Correto ou errado?


No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição. 2 Pedro 2:1

Caros amigos, 
lendo algo na internet, tive um grande espanto. Deparei-me com um texto que postado em um site, aparentemente sob qualquer dúvida, seu conteúdo estava me servindo muito bem para minha pesquisa, porém algo surpreendente aconteceu.

Estava buscando base bíblica para discorrer sobre suicídio, um mover do Senhor para que escrevesse sobre este assunto. Mas no link (http://www.gotquestions.org/portugues/suicidio-cristao.html) há um texto com diversas passagens bíblicas a respeito do suicídio na Bíblia, porém, como estou atento ao assunto, algo não me passou desapercebido. Naquela salada de frutas de versículos e conhecimento, foi inclusa uma frase que me fez ficar assustado, se estiver preparado, ela está aqui: “...Não creio que um cristão que cometa suicídio perderá a salvação e terminará no inferno...”
Será que eu entendi direito, este homem disse que conhece a bíblia e acredita que se um cristão comete suicídio poderá obter a salvação...???

Pois bem, queridos amigos, não se suicidem antes de me lerem, por favor. 
O suicídio é morte, e Jesus é vida. A maioria dos suicidas cometeram o ato  devido a intensos distúrbios mentais (link fonte).
Eram pessoas doentes? A resposta é: não eram doentes, mas ficaram doentes por não conseguirem administrar um conflito. 

Queridos,  quem nunca teve um problema? Quem nunca se decepcionou por alguém? Quem nunca passou por isso?  

Como diz o ditado popular: "...cada um com seus problemas..."; me faz lembrar a Ivete Sangalo cantando e multidões repetindo: "...não me conte seus problemas, hoje eu quero paz eu quero amor..."

Diferente da origem de Deus, que nos ensina a chorar com os que choram, porque devemos ser verdadeiros amigos, que na dor se faz presente. (Romanos 12:15)

 Na bíblia, há pessoas que cometeram suicídio, mas todas elas foram pessoas distantes dos ensinamentos de Deus. 

Abimeleque, ferido mortalmente por uma pedra de moinho lançada contra ele por uma mulher, pediu ao seu escudeiro que o matasse para evitar a vergonha (Juízes 9:54). 

Saul, depois de haver sido gravemente ferido em batalha, tirou a própria vida (I Samuel 31:4), em seguida, seu funcionário vendo o que o rei fizera, jogou-se também sobre sua espada e morreu com ele. (I Samuel 31:5) Saul e o escudeiro se suicidaram pelo temor daquilo que o inimigo lhes poderia fazer.

Aitofel, um dos conselheiros de Absalão, enforcou-se depois de saber que o rei rejeitara seu conselho (II Samuel 17:23). 

Zinri tornou-se rei depois de um golpe de Estado, mas ao perceber que o povo não o apoiava, foi “à cidadela do palácio real e incendiou o palácio em torno de si e morreu” (I Reis 16:18, NVI). 

Judas ficou tão desorientado emocionalmente depois de haver traído Jesus, que acabou se enforcando (Mateus 27:5). 

Sansão tirou a própria vida e a de muitos proeminentes inimigos ao fazer com que um edifício todo ruísse (Juízes 16:29-30). Neste caso, em particular, não era o suicídio como objetivo, mas como consequência da morte de todos que estavam no lugar, como um mártir morre por uma causa.

Depois do terremoto, o carcereiro de Filipos pensou que os prisioneiros haviam fugido e tentou se matar por temor, mas Paulo convenceu-o a não fazê-lo (Atos 16:26-28).


Pois bem, viver é correr o risco de lutar, vencer é o objetivo, mas estamos sujeitos a perder também. Aquele que ficar firme até o fim será salvo. (Mateus 24:13)

Firme é manter a força, não desanimar, enfrentar o desafio da vida, que é apenas viver... ninguém precisa ser rico, bonito, inteligente e bem sucedido. Também não sei da obrigação de ser amado ou ser correspondido. Perseverar é continuar, mesmo que pareça impossível, mesmo que doa muito e seja irresistível desistir.

Muitos morreram pelas próprias mãos, nós falhamos na falta de sensibilidade no momento que eles precisavam, agora eles não precisam mais de nós (Eclesiastes 9:5). Muitos deixaram recados a pessoas que amavam, isso não é um ato de amor, porque machuca muito quem recebe tal mensagem. 

Resumindo, o suicídio é errado, causa dor a todos os envolvidos, principalmente a Deus que sonhou em ver seus amados firmes até o fim, porque a recompensa de todo o sofrimento não será aqui, neste louco mundo que vivemos.  (Hebreus10:31-39) click aqui, não deixe de ler este texto da bíblia.

Um comentário: